Contabilidade básica
INTRODUÇÃO
Neste trabalho falaremos um pouco dos conceitos, suas relevâncias e aplicabilidades relacionados a contabilidade comercial.
Os Princípios de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas á Ciência da Contabilidade, onde o entendimento predomina nos universos profissionais e científicos. Neste trabalho veremos somente três definições desses Princípios.
Para se conhecer o resultado de um exercício é preciso confrontar o total das despesas com o total das receitas do respectivo exercício. É o regime contábil a ser adotado que definirá que despesas e receitas deverão ser consideradas na apuração do resultado.
Em administração, estoque ou existências, referem-se às mercadorias, produtos (finais ou inacabados) ou outros elementos na posse de um agente econômica. É usado, sobretudo no domínio da logística e da contabilidade. Neste último domínio (contabilidade) é que daremos mais atenção.
No nosso dia-a-dia utilizamos muito as operações com Mercadorias e os seus devidos impostos. Todos esses acontecimentos são registrados pela Contabilidade, gerando informações para os usuários da mesma. Veremos algumas definições importantes para o correto entendimento das operações com mercadorias. Da mesma forma que ocorre com nós pessoas físicas ocorrem com as pessoas jurídicas que realizam as operações de venda e compra e estão sujeitas ás chamadas Receitas ou Despesas financeiras.
Enfim, veremos um pouco de cada conceito e suas aplicabilidades, inclusive sobre o Balanço Patrimonial e DRE. Sobre a Contabilidade e suas perspectivas diante do mundo globalizado.
DESENVOLVIMENTO
A partir de 02/06/2010, Os “Princípios Fundamentais de Contabilidade (PFC)”, citados na Resolução CFC nº 750/93, passam a denominar-se “Princípios de Contabilidade (PC)”, por força da Resolução CFC