Contabilidade basica
BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
joão carvalho de souza
COMPONENTES PATRIMONIAS
São Felix do Coribe-Ba
2010
joão carvalho de souza
COMPONENTES PATRIMONIAIS
Trabalho apresentado à disciplina Bacharel em Ciências Contábeis da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
Prof. Marcelo Resquetti Tarifa
São Felix do Coribe-Ba
2010
INTRODUÇÃO
Hoje estão compreendidas no campo de atuação do contabilista as atividades de estudo, controle, exposição e análise do patrimônio, de maneira a poder informar a situação patrimonial em determinado momento, as variações ocorridas e a natureza das operações que afetam o patrimônio.
Do ponto de vista contábil, não são considerados os bens, direitos e obrigações que não tem valor econômico, quer dizer, que não podem ser avaliados em moeda.
DESENVOLVIMENTO
Sabemos que toda empresa precisa de recursos matérias e financeiros para aplicar em suas atividades, o que chamamos de satisfação de necessidade econômico-financeiras. Vimos que tais recursos são originados de fontes internas e externas. As origens internas representam o capital próprio, e as externas, os capitais de terceiros. Sabemos que patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculados ás entidades. Em linguagem matemática, teremos:
Bens + Direitos – Obrigações = Situação Líquida
Ativo = Passivo exigível + Patrimônio Líquido
Tipos de Bens
Os bens podem ser definidos como tudo aquilo capaz de ser avaliado economicamente e de satisfazer as necessidades das entidades, sejam estas pessoas físicas ou jurídicas. Em contabilidade, os bens podem ser matérias ou imateriais. Vejamos a seguir a definição para cada um deles.
a) Bens materiais.
Têm existência física e dividem-se em:
Bens numerários;
Proporcionam liquidez imediata ás entidades, isto é, são ou transformam-se rapidamente em “dinheiro vivo”: Caixa, bancos aplicações e outros.
Bens de venda;