Contabilidade base
A igualdade entre o lado esquerdo e direito do Balanço Patrimonial é explicada pela origem de recursos que são iguais às aplicações de recursos.
Segundo Marion o plano de contas é o agrupamento ordenado de todas as contas que são utilizadas pela contabilidade. Assim, o plano de contas pode ser, adaptado para a realidade de cada empresa.
Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativo aos atos e fatos da administração econômica.
Atuação do contador: coleta dados, registro dos dados e processamento, relatórios, usuários tomada de decisão.
Quantitativa consiste em dar ao patrimônio seus respectivos valores.
Qualitativa consiste em denominar/qualificar o patrimônio.
O objeto da contabilidade é o patrimônio das entidades econômico-adminsitrativas; e o objeto da contabilidade é prover dados, informações, relatórios para tomada de decisão.
Os postulados são proposições evidentes cuja aceitação como verdadeiras e indiscutível. Da entidade a entidade e seu patrimônio são distintos das pessoas físicas ou jurídicas dos sócios e seus patrimônios particulares. Da continuidade pressupõe-se que a entidade tenha duração indeterminada. Para as entidades com prazo determinado ou previsto para sua extinção, os prazos dos passivos não devem ultrapassar o prazo previsto de sua extinção. Ex: Consórcio.
Os princípios são preceitos básicos que devem orientar os registros contábeis, mutáveis no tempo, sujeitos a discussão. Da oportunidade, os registros das variações patrimoniais quando existir razoável certeza de sua ocorrência. Ex: ação trabalhista. Do registro pelo valor original, os bens dever ser avaliados pelo seu custo. Da atualização monetária, os valores do patrimônio devem estar demonstrados em moeda corrente, ou seja, atualizado em cada um de seus