CONTABILIDADE BALANÇO TEORIA
O Patrimônio Econômico esta sempre em constante movimentação denominada de Dinâmica Patrimonial, a qual esta representada pelo conjunto dos fatos contábeis ou transações financeiras ocorridas na Entidade Contábil. Logo o Fato Contábil ou Transação Financeira seria todo o acontecimento passível de registro contábil, posteriormente também sendo obrigatoriamente o registro do mesmo ser feito na contabilidade, pois é um objeto de contabilização.
Os Fatos contábeis são subdivididos em: Permutativos ou Compensativos que são os que não aumentam nem diminui o Patrimônio Liquido; Fatos Modificativos Aumentativos que modificam o patrimônio para mais (receita) e Diminutivos que modificam para menos (despesas); Mistos os quais envolvem fatos permutativos e fatos modificativos; Mistos Aumentativos que contemplam fatos permutativos e fatos modificativos; Neutros os quais não guarda relação com o patrimônio econômico, será estudado oportunamente.
Contas Patrimoniais
A classe de conta do balanço patrimonial quando movimentadas, não provocam modificações na situação patrimonial líquida (patrimônio liquido) através da conta de resultado do exercício (despesas e receitas), logo, não alteram quantitativamente o Patrimônio Econômico, provocam apenas modificações qualitativas. Todas as contas que compõe o Demonstrativo do Balanço patrimonial são contas patrimoniais exceto as contas de resultado.
Posteriormente as contas de resultados (despesa e receitas), quando movimentadas provocam modificações na situação patrimonial líquida (patrimônio líquido), pois alteram quantitativamente (nos valores $) o Patrimônio