Logistica/empreendedorismo
Conhecer as relações existentes entre os agentes da cadeia suprimentos e logística é importante para saber conduzir de maneira mais eficiente a aplicação eficiente dos recursos, a geração de valor e o planejamento para a diminuição dos riscos.
1. GERENCIAMENTO DE RISCO NA CADEIA DE SUPRIMENTOS
O conceito de cadeia de suprimentos tem passado por alterações ao longo do tempo. Partindo da ideia de um setor de compras dentro da organização, a área de suprimentos e logística ganhou escopo e passou a ser parte integrante do setor estratégico das empresas. Dessa forma, a ideia de controlar isoladamente o setor de suprimentos e distribuição cedeu espaço para a visão compartilhada dessas atividades.
Esse compartilhamento, apesar de necessário e útil, trouxe consigo o aumento no risco de suprimentos para a cadeia. Aliado a isso, percebe-se um aumento da competição em nível global. Nesse contexto, o processo de gestão do risco assume papel fundamental nas organizações. Tendo em vista tal propósito, o objetivo é estudar como a gestão do risco na cadeia de suprimentos pode ser feita por meio dos eventos de perdas.
2. METODOLOGIA
As principais fontes de pesquisa foram livros, artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, e artigos disponíveis na Internet. Em termos de limitações, pode-se destacar a não aplicação prática dos conceitos e ferramentas apresentadas, centrando-se o presente estudo apenas nos aspectos teóricos da gestão do risco na cadeia de