Contabilidade Avançada
QUESTÕES
1 – FALE A RESPEITO DO CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL?
O Conselho Monetário Nacional (CMN) criado pela Lei nº 4.595, de 31 de dezembro de 1964 é o órgão superior do Sistema Financeiro Nacional. O CMN tem a responsabilidade de formular a política da moeda e do crédito, objetivando a estabilidade da moeda e do desenvolvimento econômico e social do País. Sua composição atual é:
Ministro da Fazenda, como Presidente do Conselho.
Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Presidente do Banco Central do Brasil.
Os seus membros se reúnem uma vez por mês para deliberarem sobre assuntos relacionados com a competência do CMN. Em casos extraordinários pode acontecer mais de uma reunião por mês. As matérias aprovadas são regulamentadas por meio de Resoluções, normativo de caráter público, sempre divulgado no Diário Oficial da União e na página de normativos do Banco Central do Brasil. Todas as reuniões são lavradas atas.
2 – FALE A RESPEITO DO BANCO CENTRAL DO BRASIL?
O Banco Central do Brasil (BACEN) foi criado pela Lei nº 4.595, de 31 de dezembro de 1964. É o principal executor das orientações do Conselho Monetário Nacional e responsável por garantir o poder de compra da moeda nacional, tendo por objetivos:
Zelar pela adequada liquidez da economia;
Manter as reservas internacionais em nível adequado;
Estimular a formação de poupança;
Zelar pela estabilidade e promover o permanente aperfeiçoamento do sistema financeiro.
3 – FALE A RESPEITO DA BOVESPA?
Fundada em 23 de agosto de 1890, a Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA) tem uma longa história de serviços prestados ao mercado de capitais e à economia brasileira. Bovespa era a bolsa oficial do Brasil, até iniciar um processo de fusão com a BM&F que culminou na criação de uma nova instituição, denominada BM&FBovespa no dia 8 de maio de 2008.
É uma companhia que administra mercados organizados de títulos, valores mobiliários e contratos derivativos,