Contabilidade avançada - conceitos
Conceitos de contabilidade:
Regime de Competência apresenta os recursos econômicos e reivindicações da empresa em períodos em que os efeitos são produzidos, independente de recebimentos e pagamentos. São contabilizados no momentos em que seus fatos geradores contábeis ocorrem, e não apenas quando refletem a entrada ou saída do caixa.
Ativo é um recurso controlado pela empresa como resultado de eventos passados e do qual se esperam que gerem benefícios econômicos futuros para empresa. Deve ser reconhecido quando for provável que benefícios econômicos futuros possam subir para a empresa e seu valor puder ser mensurado com confiabilidade.
Passivo é um obrigação presente da empresa, provinda de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos. Deve ser reconhecido quando for provável que uma saída de recursos detentores de benefícios econômicos seja exigida em liquidação de obrigação presente e o seu valor da liquidação puder ser mensurado com confiabilidade.
Patrimônio líquido é o interesse residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos.
Receitas são aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil sob forma de entrada de recursos ou do aumento de ativos ou diminuição de passivos, que resultam em aumentos do patrimônio liquido e que não estejam relacionados com a contribuição dos proprietários da entidade, e que possam ser mesuradas com confiabilidade.
Despesas são decréscimos nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma da saída de recursos ou da redução de ativos ou aumento de passivos, que resultam em decréscimo do patrimônio liquido e que não seja relacionados com a distribuição aos proprietários da empresa, e que possa ser mensurada com confiabilidade.
Exercícios lista
Intangível
Exemplo 1
A empresa apresentou um ativo fictício. A pesquisa de desenvolvimento foi lançada como ativo, quando