Direitos e Responsabilidades Democráticas
Formador Marco Manuel (CP 1)
CP 1 – Direitos e Responsabilidades Democráticas
1. O que distingue o Homem dos outros animais?
Começámos o módulo com a questão “O que distingue o Homem dos outros animais?”. Durante muitos anos foi considerado que os animais não pensavam, não tinham inteligência, entre outros conceitos normalmente atribuídos ao Homem. No entanto, com a observação das espécies animais, observou-se que algumas espécies, principalmente alguns símios, mostram comportamentos que anteriormente não lhes eram reconhecidos.
Na sessão, observámos alguns vídeos. Num deles, os corvos que junto aos semáforos atiravam nozes para o chão para serem partidas por automóveis que passavam quando o sinal ficava “verde”, para depois as recolherem, provou a intencionalidade da acção e a capacidade de usarem “algo” em seu benefício.
Também a observação de algumas espécies de macacos, cuja progenitora, mesmo após a morte de uma das suas crias, não a largou, levou os especialistas a colocarem a questão se não haveria algum sentimento superior.
Observou-se ainda noutros grupos de primatas a utilização de ferramentas para caçarem, fazendo-o em conjunto. Esta situação levou a questionar outro dos mitos acerca do Homem, se seria também o único com capacidade de construir instrumentos e de cooperar em conjunto. Tudo isto tem levantado a questão sobre o que realmente distingue o
Homem dos animais. Até à data, a principal diferença talvez seja a vontade de ensinar e de aprender novas técnicas e/ou ações.
PRA -
Página 1 de 6
Nº 10 – João Taveira
Formador Marco Manuel (CP 1)
2. O problema da liberdade
Em relação ao tema da Liberdade e Responsabilidade, começámos por conhecer a perspectiva de Kant, para o qual a liberdade é a possibilidade de escolha, independentemente dos nossos impulsos. Em meu entender, existem situações que que somos reféns dos sentimentos e sensibilidade, como por exemplo, uma mãe que salva