CONTABILIDADE AVAN ADA
ATIVIDADE VIRTUAL
1 – Conceitue Fusão, Cisão e Incorporação. E quais os objetivos de tais procedimentos de reestruturação societária? (1,5 pontos)
A cisão é a transferência que a companhia faz de parcelas do seu patrimônio para outras sociedades, constituídas para esse fim ou já existentes, a companhia separada pode acabar, se houver versão de todo o seu patrimônio, ou dividindo-se o seu capital.
A fusão é a união de duas ou mais sociedades para formar uma nova sociedade, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações, nesse caso, todas as empresas que se uniram acabam para o começo da nova sociedade.
A incorporação é a absorção de uma ou mais sociedade que também fica com toda obrigação e direito das absorvidas, nesse processo as sociedades absorvidas deixam de existir e a sociedade que as absorveram continuará com suas personalidades jurídicas.
O objetivo da reestruturação societária é promover o crescimento de empresas pequenas que não tem uma estrutura de se manter no mercado competitivo, mais com essa reestruturação, obtém-se problemas, principalmente nos países em desenvolvimento, que acaba existindo mais desemprego e a distribuição da renda. Já para os consumidores esse processo é um benefício imenso, pois, as empresas terão ganhos em grande escala, os quais podem ser passados para o mercado
2 – O Pronunciamento CPC 18, entre outros assuntos, determina o procedimento correto a ser dado pela investidora com relação ao lançamento contábil do ágio ou deságio apurado no momento da aquisição do investimento. Com relação ao assunto, analise as afirmações a seguir e assinale a afirmativa correta: (1,5 pontos)
I – O lançamento contábil do ágio ou deságio deverá indicar o fundamento econômico que o originou, dentre os itens seguintes: a) valor de mercado de bens do ativo da coligada ou controlada superior ao curso registrado na sua contabilidade e b) fundo de comércio adquirido (goodwill);
II – O ágio decorrente de Fundo de