Contabilidade aplicada
ZELMA CARVALHO DA SILVA FERNANDES
CONTABILIDADE APLICADA
Cornélio Procópio
2011
ZELMA CARVALHO DA SILVA FERNANDES
CONTABILIDADE APLICADA
Produção Textual apresentada ao Curso de Graduação em Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná,
Orientadores: Equipe de professores do 6º semestre
Cornélio Procópio
2011
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4 1. PROCESSO LICITATÓRIO 5 1.1 CONCEITO 5 1.2 PRINCÍPIOS BASILARES 6 1.3 O DEVER DE LICITAR 7 1.3.1Excecão 8 1.4 MODALIDADES DE LICITAÇÃO 9 1.5 A IMPORTÂNCIA DO EDITAL 10 1.5.1Fase externa 11 2. ECONOMIA LOCAL: MUNICÍPIO DE ABATIÁ – PR 13 2.1 BREVE HISTÓRICO 13 2.2 AGRICULTURA PREDOMINANTE 13 3. SIMULAÇÃO DE ORÇAMENTO 15 CONSIDERAÇÕES FINAIS 18 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19
INTRODUÇÃO
Nos tempos atuais, diante de tamanha evolução no campo tecnológico, empresarial e social, o Estado não pode ficar à margem, apenas como expectador. A idéia de uma Administração Pública baseada na tradição, na rigorosidade formal, numa ordem burocrática pesada, está se tornando modelo ultrapassado e nada eficiente.
Urge a necessidade de um modelo gerencial na gestão administrativa, capaz de realizar a função pública de forma eficiente, moderna, acompanhando a evolução econômica e financeira da sociedade, sem olvidar dos princípios basilares que orientam a Administração Pública.
Com a crescente demanda por bens, obras, serviços em todo o País, quando ao Estado cumpre garantir o desenvolvimento econômico e social, tornou-se imprescindível adoção de procedimentos e mecanismos de controle, que garantam a aplicação do grande volume de recursos disponíveis, com eficiência e transparência. Uma das formas eficientes utilizadas pela Administração Pública é a licitação, que será apresentada neste trabalho, embasada em dados coletados da Lei Federal nº 8.666 e de outros autores.
1. PROCESSO LICITATÓRIO
A Constituição de 1988, art.