CONTABILIDADE APLICADA
Gravatá
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. TÓPICO I – Contabilidade Aplicada ao Setor Público 4
3. TIPOS DE ORÇAMENTO 5
4. PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO 6
5. AS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTO 6
6. ISENÇÃO E IMUNIDADE TRIBUTÁRIA 7
7. BALANÇO PATRIMONIAL, DRE E FLUXO DE CAIXA 7
8. A COMPARAÇÃO DO ORÇADO x REALIZADO COM A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS.....................................................................................8
9. CONCLUSÃO 9
13. REFERÊNCIAS 10
1. INTRODUÇÃO
Historicamente percebemos uma mudança significativa na forma de conduzir as empresas e atual cenário econômico, diante da alta competitividade do mercado, torna-se imprescindível que as organizações tenham um processo de gestão empresarial cada vez mais eficiente e eficaz. Com esta visão, o planejamento orçamentário surge como um diferencial para as organizações que utilizam como forma de gerir seu negócio. Através do orçamento é possível controlar o rumo dos negócios, fazendo comparações entre as previsões e o que foi de fato concretizado, bem como avaliar o desempenho dos projetos. Desta forma, é possível classificá-lo como uma ferramenta de extrema importância par o sucesso do empreendimento.
O presente trabalho procura apresentar o orçamento empresarial como uma importante ferramenta para a tomada de decisão e planejamento empresarial, sendo portanto um forte aliado no processo de gestão.
2. CONCEITO DE ORÇAMENTO
2.1. Contextualização
Segundo Lunkes (2003) a necessidade de orçar é tão antiga quanto à humanidade. Desde o tempo das cavernas os homens precisavam prever a necessidade de comida para os longos invernos, com isso desenvolveram práticas antigas de orçamento.
A palavra orçamento, Desde os antigos romanos, já era conhecida e servia para coletar os impostos através de uma bolsa de tecido chamada de fiscus.