antiquarios
Aluna: Alessandra Cristina M da S Ribas
Curso: DI- 4º noturno
Prof.ª: Ana Cristina
Matéria: CDI 4
Antiquários
Antiquário é uma loja que vende artigos antigos, como por exemplo livros raros, obras de arte, móveis, entre outras coisas. Este tipo de lojas é muito procurado por pesquisadores e colecionadores. Também é assim que se denomina a pessoa que trabalha com coleções de objetos antigos ou de uma determinada época ou de grupos de artistas ou fabricantes.
Na França a atividade profissional tem como organização um sindicato nacional. Na Inglaterra existem várias sociedades que organizam feiras e outros eventos como leilões de antiguidades e objetos de artes. No Brasil existe a Associação Brasileira de Antiquários, fundada em 1970 e em Portugal existe a Associação Portuguesa dos Antiquários, fundada em 1990. A maior organização internacional de antiquários e negociantes de obras de arte é a Confederação Internacional dos Negociantes de Obras de Arte - CINOA na qual a entidade lusitana faz parte e a brasileira não.
Atuar com antiquário é como um ser um geólogo, só que focado no resgate da história de móveis e peças antigas. Muitos desses profissionais, além de ter lojas de antiguidades, pesquisam e resgatam informações do passado. Conhecer o contexto de cada época e estudar seus estilos, seja na decoração, política ou economia, é um trabalho de “resgate da história”. E esse resgate ajuda a compreender o mundo em que vivemos. A busca por informações sobre peças antigas começou na época do Renascimento. Entre os séculos XVII e XVIII, muitos homens ilustres começaram a viajar a mundo para analisar monumentos. Além de recolher os objetos, eles os classificavam. Um dos grandes entusiastas disso foi Luís XV, que acabou por criar a Academia das Inscrições e das Belas Letras.
Muitos antiquários também fazem a restauração de um móvel. Restaurar um móvel qualquer precisa de especialistas. Agora,