Contabilidade Ambiental
Curso de Graduação em Ciências Contábeis
CONTABILIDADE AMBIENTAL E SOCIAL
Novembro - 2015
Alunos
Daniel Alves – 21425624
Janaína Moreira – 20221845
Mônica Raisa – 20221708
Renato Carmona – 20221100
Rosangela de Paula – 20201606
Vinicius de Souza – 20245273
Wesley Tadeu – 20219973
Turma: 6ºB – Sala 516 Alfa
Profº. Ricardo Krayuska
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
TEORIA CONTABILIDADE AMBIENTAL
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
A sustentabilidade ambiental está ligada à manutenção da capacidade de sustentação dos ecossistemas; ou seja, a capacidade desses, de absorção e recomposição face às interferências humanas. Em outras palavras, o consumo dos recursos renováveis não pode exercer a taxa de reposição, o consumo de recursos não-renováveis não deve exceder a capacidade de desenvolvimento de outros que sejam renováveis e que a emissão de poluentes não pode ser maior à capacidade de transformação ou absorção por parte do planeta.
SUSTENTABILIDADE NA CONTABILIDADE
Desenvolvimento da Contabilidade Ambiental
Contabilidade Ambiental é o conjunto de procedimentos objetivando evidenciar a situação e as modificações do patrimônio ambiental, cumprindo as funções de registro, orientação e controle dos atos e fatos relevantes, coletando, registrando, acumulando, resumindo e interpretando os fenômenos que afetam essas situações patrimoniais.
A Contabilidade Ambiental não se confunde com a valorização de bens e serviços ambientais, embora essa valorização seja um de seus componentes necessários.
Nos últimos anos, a globalização da economia vem aumentando a pressão, exercida pela sociedade, sobre as empresas que não respeitam o meio ambiente para que estas adotem uma postura responsável, produzindo sem gerar agressão à natureza. Para isto elas estão implantando um Sistema de Gestão Ambiental