Contabilidade ambiental
Maria Amélia¹[1]
Rosiane Freitas¹
Quirla¹
RESUMO: O presente artigo busca fazer uma análise sobre a importância da educação ambiental e a sustentabilidade. Sabemos que a educação ambiental não é uma disciplina que se trata nas escolas com a devida importância. Será que se fosse tratada como disciplina hoje a sociedade não seria mais consciente quanto à preservação do meio ambiente e se essa consciência já existisse desde a infância a questão da sustentabilidade seria hoje um dos problemas para o país? A consciência ecológica está ligada à preservação do meio ambiente, a ideia de proteção do meio ambiente surgiu quando o homem passou a valorizar a natureza. Assim sendo este trabalho propõe uma análise sobre como a sociedade encara a educação ambiental para garantir um futuro sustentável.
Palavras-chave: Educação Ambiental; Sustentabilidade; Sociedade.
1 INTRODUÇÃO
A importância dos recursos naturais passou a ser preocupação mundial, diante disto os países devem mostrar a responsabilidade que cada um tem com a população. As práticas sociais são constantemente marcadas pela degradação do meio ambiente criando a necessidade de gerar projetos voltados para a educação ambiental e a sustentabilidade.
“A educação ambiental é um processo por meio do qual os indivíduos e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial a qualidade de vida e sua sustentabilidade” (art. 1º da Lei n. 9.795/99 - g.n.).
O Meio Ambiente é de grande importância para a população, e garantir a educação ambiental e sustentável é uma forma de criar valores nos adultos do futuro para que tenha, no seu cotidiano, o compromisso de cuidar da vida, da natureza e da sua própria existência. Atualmente as escolas tem apresentado o tema meio ambiente como interdisciplinar, não é