Contabilidade Ambiental
Curso: Ciências Contábeis
Disciplina: Metodologia Científica e do Trabalho Cientifico
SANTOS, Adalto de Oliveira; SILVA, Fernando Benedito da; SOUZA, Synval de. Contabilidade Ambiental: Um Estudo sobre sua Aplicabilidade em Empresas Brasileiras. Revista Contabilidade & Finanças FIPECAFI – FEA – USP, São Paulo, 2001, v.16. n.27, p. 89-99.
1. Introdução
- Nos últimos anos vem aumentando a pressão, exercida pela sociedade, sobre as empresas que não respeitam o meio ambiente.
- Estas empresas estão sendo obrigadas a adotar uma política de controle, preservação e recuperação ambiental a fim de garantir a sua continuidade.
- Fazer este gerenciamento ambiental exige colaboração dos diversos departamentos da Companhia. Tem que haver interação entre a administração e produção, garantindo, assim, a eficácia do processo.
- A contabilidade é considerada uma poderosa ferramenta para este processo, mas o que se verifica na atual conjuntura das empresas brasileiras é um baixo grau de conhecimento e aplicação da contabilidade ambiental.
2. Planejamento da pesquisa
- “A contabilidade, enquanto instrumento de comunicação entre as empresas e sociedades, poderá estar inserida na causa ambiental. A avaliação patrimonial, considerando os ricos e benefícios ambientais inerentes às peculiaridades de cada atividade econômica, bem como sua localização, poderá conscientizar os diversos segmentos e usuários das demonstrações contábeis sobre a conduta administrativa e operacional da empresa, no que tange o empenho da empresa sobre a questão.” (RIBEIRO, 1992, p.56 apud SANTOS, SILVA, SOUZA, 2001, p.90)
3. Contabilidade ambiental
3.1 Conceitos
- Atualmente, a contabilidade é considerada um sistema de informações que tem como objetivo auxiliar o gerenciamento das entidades para que estas possam garantir sua continuidade.
- A partir desse contexto, pode-se definir contabilidade ambiental como o estudo do