Contabilidade ambiental
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: CONTABILIDADE AMBIENTAL
RESENHA DE ARTIGO
I - Identificação da Obra:
Goularte, Bruno Silveira. Mestre em Economia do Desenvolvimento
Alvim, Augusto Mussi. Doutor em Economia
A comercialização de créditos de carbono e seu impacto econômico e social
Análise, Porto Alegre, v 22, n 1, p. 72-78, jan./jun. 2011
II – Resumo das idéias do Autor
O objetivo desse artigo é mostrar como é o cenário atual da comercialização de créditos de carbono e suas possíveis inter-relações com os aspectos econômicos e sociais. Foram realizados levantamentos, procurando ressaltar o avanço dos mercados de carbono no Brasil e no mundo e como a sociedade pode participar para a evolução de forma sustentável.
As mudanças climáticas globais também são conseqüências do aumento significativo de concentração de dióxido de carbono na atmosfera, esse aumento de deve principalmente á queima de combustíveis fósseis, que tem influenciado no aquecimento global, atingindo a saúde humana, o meio ambiente e a economia. No Brasil a grande preocupação é a dependência dos recursos naturais como a disponibilidade água, terras agriculturáveis e boa qualidade do clima.
Embora o Brasil, como a maioria dos países do mundo, apresente ainda os combustíveis fósseis como base de sua matriz energética, pode ser considerado um privilegiado pelo seu potencial de utilização de energia hidrelétrica. Com a expansão dos mercados de carbono, é provável que essa matriz energética seja cada vez mais sustentável.
Com a finalidade de diminuir os efeitos do aumento das emissões dos gases de efeito estufa, foram apresentados relatórios sobre medidas para atenuar as mudanças climáticas. Uma das principais medidas é o Protocolo de Quioto, nesse protocolo vários países industrializados se comprometem a diminuir a emissão dos gases que contribuem para o efeito estufa, para que esses países possam atingir suas metas, foram criados