Contabilidade Ambiental ISO 14040
A Ecologia Industrial mostra que não se pode continuar realizando avaliações fragmentadas de impactos ambientais causados pela produção industrial. As oportunidades de redução da geração de rejeitos e do consumo de matérias primas e energia devem ser analisadas de forma sistêmica, visando interligar o destino de materiais e de sua transformação em produto por meio de vários processos.
A Análise do Ciclo de Vida constitui uma ferramenta indispensável para o melhor acompanhamento dos ciclos de produção e a identificação de alternativas de interação entre processos.
A série de normas ISO 14000 tem como objetivo a criação de um sistema de gestão ambiental na área industrial e de serviços. Além disso, as normas, de acordo com a série, estabelecem as diretrizes para auditorias ambientais, avaliação de desempenho ambiental, rotulagem ambiental e análise do ciclo de vida dos produtos. A norma ISO 14000 foi lançada internacionalmente em 1996 pela International Organinization for Standardization (Organização Internacional para Padronização). No Brasil as normas da série mantêm a mesma numeração, correspondente ao padrão internacional, precedida pelas iniciais NBR (Norma Brasileira) da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Estas normas podem ser agrupadas em dois grupos principais: aquelas orientadas para processo (organizações) e aquelas orientadas para produtos.
A norma NBR ISO 14040 é a que trata da Avaliação do Ciclo de Vida do Produto, ela é definida como compilação e avaliação das entradas, saídas e do impacto ambiental potencial de um produto através de seu ciclo de vida. O foco principal do ACV é o produto. Todos os processos relacionados à manufatura, ao uso e ao descarte dos produtos são analisados. A proposta é determinar a quantidade de matérias-primas, energia, resíduos e emissões associadas ao ciclo de vida do produto.
2. DEFINIÇÃO ACV A avaliação inclui o ciclo de vida completo do produto, processo ou atividade, ou seja, a