Contabilidade 2
Uma das técnicas mais simples de aplicação e, ao mesmo tempo, mais importantes no que se refere à riqueza das informações geradas para a avaliação do desempenho empresarial refere-se à análise horizontal e vertical.
A análise de uma empresa é desenvolvida por meio de comparações, sejam elas efetuadas por índices passados ou mediante indicadores setoriais e de empresas concorrentes. A análise comparativa produz melhores resultados quando desenvolvida com valores relacionáveis ou afins:
a) sejam eles obtidos de uma mesma demonstração contábil como, por exemplo, relacionar lucro com investimento, custos com vendas, capital de giro com ativo total etc.;
b) e também pela evolução dos diversos montantes patrimoniais e de resultados ao longo do tempo, como, por exemplo: crescimento das vendas e dos lucros, evolução/involução do patrimônio líquido etc. A análise da evolução permite que sejam identificadas, inclusive, determinadas tendências futuras do comportamento econômico-financeiro da empresa.
Dessa maneira, as comparações dos valores absolutos através do tempo (análise de suas evoluções) e, entre si, relacionáveis na mesma demonstração, são desenvolvidas, respectivamente, por análise horizontal e vertical. 2.1. Análise Horizontal
A Análise Horizontal consiste em verificar a evolução dos elementos do Balanço Patrimonial e da DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) durante um determinado período. Essa verificação se faz entre os valores de uma mesma conta ou grupo de contas, evidenciando a evolução da conta ou do grupo de conta por períodos.
Uma das maneiras de apurar os percentuais de evolução da Análise Horizontal é tomar como base um exercício e calcular a evolução dos demais, sempre em relação ao exercício base.
A outra maneira de apurar os percentuais de evolução da Análise Horizontal é tomar como base o exercício imediatamente anterior ao que está sendo analisado. Esse método torna mais dinâmico a análise, possibilitando