Contabil
Instituto Superior Tupy
Matéria: Contabilidade Intermediária
Professora: Juliane Candido
Curso: Ciências Contábeis
Turma:
Aluno:
– OPERAÇÕES COM MERCADORIAS
INTRODUÇÃO
Vamos começar a escalada!!!
[pic]
Até o momento procuramos efetuar operações de vendas de mercadorias, com o valor já calculado de um item tão importante quanto difícil, que é o CMV – Custo das Mercadorias Vendidas.
Porém é de nosso entendimento que no momento já conhecemos as noções básicas da contabilidade; conhecemos os grupos contábeis: Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido, Receitas e Despesas; conhecemos os dois principais relatórios contábeis: o Balanço patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício; aprendemos a respeito do mecanismo do Débito e do Crédito; sabemos como efetuar e interpretar um lançamento contábil; e o mais importante, temos necessidade de conhecer cada vez mais os mistérios dessa ciência fascinante que é a Contabilidade e está disposto a isso. Este capítulo é um dos mais importantes no estudo da Contabilidade Geral. Trata-se do controle e avaliação de dois itens importantíssimos: Mercadorias e CMV (Custo das Mercadorias Vendidas). Mercadorias são bens adquiridos por estabelecimentos comerciais com a finalidade de revenda, é um elemento do BP (Ativo). CMV (Custo das Mercadorias Vendidas) é o valor que custou a mercadoria que está sendo vendida, é um item da DRE (Custo).
Na verdade a dificuldade se resume em que valor o Ativo (mercadorias) será diminuído ao se tornar CMV na venda dessas mercadorias. O lançamento contábil seria:
D- CMV
C- Estoque de mercadorias
Além do próprio lançamento da venda, que é:
D- Caixa ou Clientes
C- Receitas de Vendas de Mercadorias.
Oras, em uma situação em que todas as mercadorias foram adquiridas pelo mesmo preço, não teríamos dificuldade alguma em conhecer o valor que iríamos baixar do Ativo (Mercadorias) e debitar na conta CMV no momento da venda,