contabil social
FEAAC/DEPARTAMENTO DE ECONOMIA APLICADA
CURSO DE ECONOMIA
DISCIPLINA: CONTABILIDADE SOCIAL
EXERCICIOS DE FIXAÇÃO: ECONOMIA ABERTA
1a. Questão - Entre as questões que vêm a seguir, umas são verdadeiras (V); outras falsas (F). Examine-as com atenção e, segundo o seu entendimento, assinale V ou F.
V F 1. As relações econômicas de uma economia com o resto do mundo são registradas no balanço de pagamentos, uma peça contábil que revela os fluxos das transações reais e financeiras, entre agentes econômicos residentes em determinado país e os residentes em outros países.
V F 2. Segundo os conceitos empregados para o levantamento do balanço internacional de pagamentos, consideram-se residentes todos os agentes econômicos que, em dado período, se encontram em determinado país.
V F 3. As empresas multinacionais instaladas em determinado país são consideradas como não residentes, pois os lucros que auferem são, direta ou indiretamente, remetidos para os seus países de origem.
V F 4. As transações correntes, segundo a nomenclatura usual do balanço de pagamentos, compreendem apenas os movimentos reais de mercadorias, assim essas transações se limitam apenas à balança comercial.
V F 5. Nas Contas Nacionais, os agregados de exportação e importação de mercadorias e serviços incluem as transações que, nos balanços de pagamentos, se registram na balança comercial e na balança de serviços; desta porém, são excluídas remessas de rendas (como lucros, juros e royalties) consideradas como remuneração de fatores e não como pagamento de serviços.
V F 6. São exemplos de serviços registrados tanto no balanço de pagamentos como nas Contas Nacionais os transportes, as viagens e os seguros internacionais.
V F 7. Quando o saldo do balanço de pagamentos em conta corrente é negativo diz-se que ocorreu desacumulação externa líquida.
V F 8. Em uma economia aberta, entende-se por oferta global a soma do PIB a preços de