contabeis
Lillian Aparecida Gama da Silva
HUGO MUNSTERBERG
Professor:Aldemar Cruz
Uberlândia
2015
Hugo Münsterberg foi quem estabeleu as bases e justificativas da psicologia industrial na administração científica.
A psicologia de Munstreberg e a eficiência industrial estavam diretamente ligadas às propostas de Taylor e resumiam-se em 3 pontos principais:
1. o melhor homem.
2. o melhor trabalho.
3. o melhor resultado.
No trabalho a psicologia da época se apoiava em dois aspectos fundamentais:
1. análise e adaptação do trabalho ao trabalhador.
2. análise e adaptação do trabalhador ao trabalho.
Foi também um filósofo do cinema. Considerado o pai espiritual de muitas das correntes da teoria do cinema. Deu ênfase em um espectador ativo, que preencha as lacunas do cinema por meio de investimentos intelectuais e emocionais, antecipando assim, posteriores teorias da espectatorialidade. Antecipou a “teoria da recepção” quando explorou o entendimento de que os filmes produzem eventos mentais, não estão apenas na celulóide mas na mente daquele que a utiliza
Comentário
. Hugo Munsterberg abriu o caminho, estabelecendo bases e justificativas do movimento da psicologia industrial na administração cientifica, onde procurava sempre valorizar muito o homem numa perspectiva comportamental e com a necessidade estabelecer identificação daquelas cujas qualidades mentais as fizeram mais adequadas para com o trabalho que tinha que fazer.
Procurava determinara as condições psicológicas sob as quais o melhores resultados pudessem ser obtidos de cada pessoa e estava muito preocupado com a fadiga humana. Preocupavam-se com a análise e adaptação do trabalhador ao trabalho e análise e adaptação do trabalho ao trabalhador.
Esta iniciativa trouxe muitos resultados positivo as organizações da época visto que era algo inovador nas instituições e que vinha de acalhar com a realidade da época. Nessa perspectiva