Contabeis
O objetivo das demonstrações contábeis é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o desempenho e as mudanças na posição financeira da entidade, que sejam uteis aos seus usuários em suas avaliações e tomada de decisão bem como apresentar também os resultados da atuação da Administração na gestão da entidade e sua capacitação na prestação de contas quantos aos recursos que lhe foram confiados. Entre os usuários das demonstrações contábeis, incluem-se investidores, empregados, credores por empréstimos, fornecedores e outros credores comerciais, clientes, governos e suas agências e público. Cada usuário usa as demonstrações para determinadas finalidades, mas num contexto geral, utilizam para avaliar a estabilidade e a potencial lucratividade a ser gerada pela entidade; o governo e suas agências precisam das informações para regulamentar as atividades das entidades, estabelecer políticas fiscais e servir de base para determinar a renda nacional e estatísticas semelhantes; afetam o público contribuindo até mesmo na geração de empregos, trabalhando com determinados fornecedores, modificando a economia local.
Suas características qualitativas principais são:
Compreensibilidade: A informação deve ser apresentada de forma que possa ser entendida por seus usuários. Em contrapartida, os usuários devem possuir conhecimento dos negócios, das atividades econômicas e de contabilidade, para um melhor aproveitamento das informações.
Nenhuma informação, porém, mesmo em grau complexo, deve ser excluída das demonstrações contábeis.
Relevância: Trata-se da influencia da informação contábil na tomada de decisões. As informações são relevantes quando podem influenciar as decisões econômicas dos usuários, auxiliando-os a avaliar impactos de certos eventos, confirmando ou corrigindo avaliações anteriores. Depende ainda da natureza e da