Contabeis
FACULDADE SÃO FRANCISCO DE BARREIRAS – FASB
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PALOMA RENAINA DA SILVA BASTOS
INVESTIMENTOS EM COLIGADAS E CONTROLADAS E MÉTODOS DA EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL.
BARREIRAS-BA
2014
PALOMA RENAINA DA SILVA BASTOS
INVESTIMENTOS EM COLIGADAS E CONTROLADAS E MÉTODOS DA EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL.
Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Faculdade São Francisco de Barreiras – FASB, como requisito parcial de avaliação de Contabilidade avançada sob orientação do docente Fernando Linhares.
BARREIRAS-BA
2014
Coligadas e controladas
Coligada ou filiada é a entidade sobre a qual o investidor tem influencia significativa e que não é controlada e nem investimento em empreendimento controlado em conjunto. Citada no paragrafo 1° do artigo 243 da Lei das Sociedades Anônimas é acordado que haverá coligação entre dois sócios quando um tenha vantagem de dez por cento do capital da outra.
Controlada, conforme diz o artigo 1.098 é a sociedade cujo capital tenha a maioria dos votos na assembleia geral, e tem o poder de eleger maior parte dos cargos da empresa. O controle dessa sociedade esta em poder de outra, em forma de quotas possuídas peça sociedades ou sociedades por já está controladas. Digamos que a existência de uma sociedade depende da titularidade da maior parte do capital e tem direito ao voto e também o poder de eleger maioria dos administradores da sociedade controlada.
Pode-se dizer que é controlada a sociedade na qual a controladora é ligada diretamente ou através de outras controladas, é possuidor de direitos de sócio que garantem permanentemente o poder de eleger a grande parte dos cargos administrativos.
Investimento em coligadas e controladas
Dentro do balanço patrimonial de uma empresa os maiores investimentos em sociedades coligadas precisam estar em administração influente ou que seja