contabeis
DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE
GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Questionário de Controladoria na 5ª Inspetoria de Contabilidade e Finanças do Exército Brasileiro
CURITIBA
2013
RESOLUÇÃO CFC Nº 1.244/09 – ANÁLISE CRÍTICA
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de controladoria do curso de ciências contábeis da universidade federal do Paraná, como pré-requisito para obtenção de nota.
Orientador: Profa. Dra. Ilse Beuren
CURITIBA
2013
1. Como você pode apresentar o controle interno do Exército Brasileiro?
Recentemente o Comando do Exército Brasileiro(EB) definiu novos procedimentos para os órgãos internos de Auditoria e controladoria das Unidades Gestoras (UGs) sob sua responsabilidade. Esta renovação de pensamento partiu de um uma reestruturação organizacional do comando do EB, em 2010, com a consequente criação do CCIEx(Centro de Controle Interno do Exército). Este centro tem como missão à melhoria de gestão no âmbito da Força Terrestre.
2. Em que se baseia as normas e práticas do CCIEx?
Em sua maior parte qualquer órgão público tem seus atos previstos em leis, portarias e decretos. No nosso caso isso não é diferente. Os norteadores do nosso trabalho são o decreto Nr 3.591/2000, que dispões sobre o Sistema de controle Interno do poder executivo federal; A instrução Normativa nr 01-SFC, de 2001, que define diretrizes, princípios, conceitos e aprova normas técnicas para a atuação do Sisteme de controle interno do poder executivo Federal; Normas do Tribunal de contas da União, Normas expedidas pelo conselho Federal de Contabilidade e Legislação correlata expedida pelo EB.
3. Qual o principal objetivo do órgão de Controle Interno?
Nosso objetivo é assegurar que os objetivos das Unidades Gestoras (os quartéis) sejam alcançados, de forma confiável e concreta, evidenciando eventuais desvios ao longo da gestão, tendo como maior objetivo evitar a ocorrência de improbidades e