A Organização do espaço Europeu e suas Particularidades
O continente europeu é constituído por paisagens extremamente humanizadas, dessa forma os recursos naturais e paisagens já foram intensamente modificadas, resultado do expressivo desenvolvimento econômico e industrial. As transformações ocorridas na Europa tiveram início na Revolução Industrial.
Posteriormente o desenvolvimento atingiu a produção agrícola que avançou em produtividade ampliando as áreas cultivadas.
O espaço europeu possui uma complexa rede de transportes interligando todos os espaços dentro do continente com grande eficiência. A rede de transportes corresponde a toda infra-estrutura para dinamizar o fluxo de mercadorias e pessoas, a rede, para um bom funcionamento, precisa ter rodovias em boas condições, hidrovias, portos, aeroportos e ferrovias.
A indústria na Europa desenvolvida
A condição atual de alto desenvolvimento industrial no continente europeu, especialmente no lado ocidental, é decorrente de um processo histórico, pois a Revolução Industrial teve início na Europa, mais precisamente na Inglaterra no final do século XVIII início de século XIX. O nível econômico e industrial não é homogêneo no continente, pois se difere entre a Europa Ocidental (desenvolvida) e Europa Oriental (subdesenvolvida), a segunda é composta por países da ex-URSS (União Repúblicas Socialistas Soviéticas).
A Europa desenvolvida possui um setor industrial diversificado que vai da indústria de base até tecnologia de ponta, além de um setor secundário bastante variado. O nível de industrialização e tecnologia proporcionou o surgimento de dezenas de empresas multinacionais, pois grandes incorporações empresariais têm origem européia. Porém, na Europa Oriental os países não acompanharam essas evoluções e tiveram uma industrialização tardia, ou seja, o processo de industrialização aconteceu cerca de cem anos após o início da Primeira Revolução.
A indústria está ligada diretamente com os