CONTABEIS
A Administração constitui uma importante atividade em nossa sociedade, que se baseia no esforço cooperativo do homem por meio das organizações.
A tarefa básica da administração é fazer as coisas através das pessoas em busca de melhores resultados. As empresas buscam alcançar seus objetivos com eficiência e eficácia.
A Administração Científica foi voltada para métodos e processos de cada operário. A Teoria Clássica envolve previsão, organização, direção e coordenação e controle do trabalho realizado em toda organização.
A administração é produto do século XX, quando foi reconhecida como ciência e deixou de ter caráter empírico e passou a fundamentação teórica. A
Teoria Geral da Administração é uma área nova e recente do conhecimento humano. Abordagem Clássica da Administração
Frederick Taylor: iniciou a escola da Administração Científica, preocupado em aumentar a eficiência da indústria através da racionalização do trabalho do operário.
Henri Fayol: desenvolveu a Teoria Clássica preocupada em aumentar a eficiência da empresa por meio de sua estrutura organizacional e aplicação de princípios gerais de Administração.
Escola Administração Científica
Taylor, Henry Ford, Gantt se preocuparam em aumentar a produtividade da empresa por meio do aumento da eficiência no nível operacional. Predominava a atenção no método de trabalho, nos movimentos necessários à execução de uma tarefa e no tempo padrão determinado para sua execução, constituindo
ORT ( Organização Racional do Trabalho).
A Administração Científica foi a primeira teoria administrativa, que deu ênfase as tarefas e a racionalização dos trabalhos dos operários. A organização racional do trabalho se baseia na análise do trabalho operário, no estudo dos tempos e movimentos, na fragmentação das tarefas e na especialização do operário. Consiste na eliminação do desperdício, da ociosidade e a redução dos custos de produção.
Há várias críticas à Administração