Contabeis
Para os autores Francisco D’Auria e Hendriksen a contabilidade tem sentidos diferentes
Segundo D’Auria “contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica”.
Segundo Hendriksen “contabilidade é processo de comunicação de informação econômica para propósitos de tomada de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam fiar-se nos relatórios externos”.
A contabilidade é uma ciência que fornece informações úteis para as tomadas de decisões, através de técnicas, normas e princípios assim mantendo o controle do patrimônio de uma entidade e assim fica claro que o patrimônio é o ator principal dessa ciência.
Objeto
De uma forma bem resumida afirma se que o objeto da contabilidade é o patrimônio das entidades, registrando atos e fatos financeiros dessa entidade.
Objetivo
Seu objetivo é analisar, mensurar, registrar e controlar o patrimônio, fornecendo informações aos usuários sobre a formação do resultado do Patrimônio da Entidade, sendo, as mutações quantitativas-qualitativas são as que alteram o valor do Patrimônio Líquido, para mais ou menos conhecidas como receitas e despesas. Também é bom ressaltar que, na realização do objetivo central da Contabilidade, nos deparamos muitas vezes, com situações nas quais os aspectos jurídico-formais das transações ainda não estão completa ou suficientemente claro, e cabe ao profissionais contábeis essa responsabilidade e para atingir esses objetivos da contabilidade os profissionais devem ser habilitados e vinculados para assim regulamentar a profissão e tendo como responsabilidade a fiscalização do exercício da profissão.
Escrituração Contábil
Segue se que é registrar todas as movimentações ocorridas dentro de uma empresa observando os princípios e normas contábeis de acordo com o método das partidas dobradas, plano