CONTA
DIVISAO ECONIMIA E GESTÃO
CURSO DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
CADEIRA: CONTABILIDADE BÁSICA
TEXTO DE APOIO A CONTA
IV A CONTA
4.1 Noção
O património de uma empresa é constituído por um grande e complexo número deelementos de natureza diferente que, para serem comensuráveis tem de ser reduzidos auma unidade de valor comum.
Por outro lado, e consoante a sua natureza ou função que desempenham na empresa, osdiferentes valores patrimoniais devem ser agrupados em classes com características comuns.
A conjugação daqueles elementos permite-nos chegar à noção de conta: conjunto de elementos patrimoniais expresso em unidades de valor.
Numa perspectiva prática, a conta define-se como o conjunto dos registos das variações dos elementos patrimoniais que a integram e à sua disposição gráfica. Poderíamos dizer, de uma forma simplicista, que uma noção é estática e a outra é dinâmica.
4.2 Partes Constitutivas
As partes constitutivas de uma conta são:
O título(denominação própria)- é a expressão(ou palavra) por que se designa a conta. Deve ser escolhido de tal forma que revele imediatamente a natureza dos elementos que a compõem, isto é, nos dê a conhecer o seu conteúdo. Tem como finalidade identificar a conta e distingui-la de todas outras. Deve ser claro no que respeite a característica comum dos elementos a que diz respeito.
O Valor(extensão) - representa a qualidade expressa em unidades monetárias contidas na conta no momento em que se analisa. O valor registado na contabilidade deve ser verídico, ou seja deve estar de acordo com a verdadeira extensão dos elementos que representa.
Otítulo é fixo e imutável, a extensão já não é. Pelo contrátrio ela constitui o elemento variável da conta, na medida em que os elementos patrimoniais que engloba estão sujeitos a variações contínuas provocadas pelas operações realizadas.
A conta constitui a base de toda a escrituração, visto que é apartir dela que se desenvolve todo o trabalho contabilístico.