consumo turistico
Trabalho realizado por: Rui Silva Nº23
Módulo 3
A Cultura do Mosteiro
Séculos IX-XII
Os Mosteiros são a sociedade medieval, a família de Deus ou seja a sociedade está dividida por 3 ordens: o Clero, a Nobreza e o Povo. Os membros do Clero ensinam a manter a verdadeira fé e devem rezar pelo bem do povo. Os Nobres são guerreiros e lutam pelos homens. O Povo e aquele que fornece todos os alimentos, sem o Povo nenhum homem livre poderia viver. Resumidamente uns rezam (Clero), os outros combatem (Nobreza), outros, enfim, trabalhavam (Povo).
Da reorganização cristã da Europa ao crescimento e afirmação urbanos
Os bárbaros, a partir do séc. V, desfaziam o Império Romano e fundavam novos reinos independentes. A maioria da população ainda estava presa aos costumes romanos, o que iria provocar muitos problemas culturais. No entanto a progressiva cristianização e a submissão dos reis bárbaros ao Cristianismo, alivia essa diferença. As leis comuns e o casamento acabaram por unir todo o povo, que com isto começaram a partilhar terras.
Monaquismo
Devido ao clima de guerra, a Igreja ganha muitos crentes. Estes aderem aos mosteiros para viverem em paz, em meditação e trabalho. Um dos primeiros mosteiros foi fundado por S. Bento e institui uma série de regras que orientavam a vida dos monges. O lema destes monges era “Ora et Labora” que significa reza e trabalha.
O cristão São Bernardo (1090-1153)
A Europa dos Reinos Cristãos