consumismo
Projeto cidadania: juventude e consumismo
Colégio Santa Marcelina
Grupo 4 Nº 35 9º ano A
Belo Horizonte
2013
O consumismo é uma compulsão na qual um indivíduo compra produtos e serviços que ele não tem necessidade de consumi-los. Um destaque nesses produtos que são consumidos desnecessariamente são os produtos tecnológicos.
Atualmente, há uma grande oferta de produtos tecnológicos, uma vez que esses produtos são criados para facilitar a nossas vidas como geladeiras e fogões. Mas, produtos como computadores e celulares a cada vez mais se tornam essenciais para nós, fazendo com que a população consuma mais esses produtos.
É possível perceber que essas tecnologias estão avançando cada vez mais, fazendo com que produtos muito modernos se tornem ultrapassado em dias, ou seja, fica sem utilidade, se tornam obsoletes. Isso acontece, pois a criação de aplicativos e redes sociais, que substituem o contato humano fascinam as pessoas, principalmente os jovens, que são mais influenciáveis. "O encanto da tecnologia é o poder que os processos técnicos têm de lançar uma fascinação sobre nós, de modo que vemos o mundo real de forma encantada", como defendeu o antropólogo Alfred Gell em seu livro The “technology of enchantment and the enchantment of technology”.
Com tudo isso o mercado viu a mina de ouro: os adolescentes, compradores compulsivos e altamente influenciáveis, que para estar dentro dos padrões de um determinado grupo social consomem cada vez mais. Segundo pesquisa da CEA, 92% dos entrevistados sentem-se à vontade com tecnologia, e 77% dizem que ela é a forma preferencial para socializar-se com os amigos. Numa enquete da revista Seventeen (voltada ao público feminino), o celular é o principal objeto de desejo, com 58% dos votos. Como explica o cientista social Diego Vicentin, membro do grupo de pesquisas Conhecimento Tecnologia e Mercado (CTeMe), "A indústria projeta a obsolescência de seus