COMO ERA A POLITICA NO BRASIL E NO MUNDO'
A política no Brasil já foi diferente e acredito que possamos retomar os antigos valores. Quando sabemos que os parlamentares ingleses e franceses não têm as mordomias dos nossos ficamos com inveja e nos perguntamos por que a diferença. Hoje, lendo o artigo escrito no jornal O Globo de 10/09/2005 – página 7 - por M. Pio Correa, mais uma vez encontro uma das maiores responsáveis pelas desgraças que assolam nosso país: a transferência da capital da República para Brasília. Cito o articulista:
“A origem de todos os vícios de nossas instituições políticas acha-se, como bem dizia o saudoso Roberto Marinho, na fundação de Brasília, seguramente o projeto mais insensato desde o da Torre de Babel, e na transferência para lá da capital da República.
Além da inflação e da corrupção – dois monstros ali gerados – devemos a essa mudança a deterioração da qualidade de nossos quadros políticos e de seus costumes.
O estilo das Casas do Congresso, no Rio de Janeiro, era um estilo sóbrio, diríamos hoje austero. A própria palavra “mordomia” era desconhecida. Os senadores e deputados não recebiam qualquer auxílio-moradia, cada um se alojava como podia. Recordo-me haver acompanhado meu pai em uma visita a um senador de grande prestígio, que residia em uma pensão de família na Rua do Catete. Não existiam verbas para gabinetes ou assessorias. Automóvel oficial, nem pensar. “Os senhores congressistas se dirigiam para as respectivas casas viajando democraticamente – como ainda hoje se deslocam em ônibus, táxi ou metrô os membros do Parlamento Britânico e os parlamentares franceses, alemães, ou de qualquer grande país.”
PRECISAMOS INICIAR UM MOVIMENTO PARA ELIMINAR ESSAS DIFERENÇAS ENTRE O POVO E SEUS