consumismo
OS DANOS AO MEIO AMBIENTE
Há na sociedade contemporânea um problema incontrolável: a combinação entre o consumismo exagerado e a interferência direta ao meio ambiente. O homem contemporâneo está acostumado à lógica do consumo. Comprar, muitas vezes, é sinônimo de felicidade e bem estar. Nem tudo o que compramos é para suprir necessidades reais.
CONSUMO DE ALIMENTOS NÃO SAUDÁVEIS:
Somos manipulados e diretamente envolvidos pela interferência da mídia e da publicidade de alimentos, que possuem o objetivo de envolver e induzir a criança, já considerada como importante consumidora, com ativa participação no mercado de consumo. Podemos até considerar que as crianças possuem dentro de seu núcleo familiar maior parte das decisões de compras, em especial os alimentos industrializados, que muitas vezes são atraídas e seduzidas por produtos que contenham brinquedos, personagens infantis e tudo que envolve seu universo infantil.
INFLUÊNCIA DA MÍDIA: Este é um grande problema onde a mídia joga com nossas emoções, estimula um consumo inconsciente e desenfreado, com a sensação: que para ser feliz tem que comprar e consumir. E, pior, geramos lixos, e muitos problemas sociais incontroláveis e contínuos sem pensar nos direitos das gerações futuras.
Este ritmo alucinado de consumo se estende e está fazendo muito mal ao ser humano e a todo o nosso planeta!
Os produtos industrializados ocupam uma parcela cada vez maior do mercado de alimentos. E quanto mais há o consumismo destes produtos, mais graves se tornam os mais graves se tornam os problemas: poluição, desmatamentos, mudanças climáticas, extinção de espécies da Fauna e da Flora, falta de saneamento, doenças, fomes, escassez da água e uns dos maiores influentes destes danos: o excesso de dejetos resultantes deste consumo desenfreado, o “LIXO”, assim o indivíduo age de forma inadequada no meio ambiente e causa