consumismo
A partir da revolução indus o volume da produção aumentou rapidamente. A fabricação dos bens deixou de ser manufaturada e passou a ser industrializada. A população passou a ter acesso aos bens industrializados e urbanos. As fábricas passaram a contratar dezenas de trabalhadores que vendiam seu trabalho por um baixo salário. As cidades atraiam os camponeses , e com isso se tornaram cada vez mais importante.
Sociedade de consumo
Uma sociedade de consumo é uma sociedade que pratica o consumismo, ou seja, que incentiva a criação cada vez maior de bens e serviços como forma de sustentar a produção e o crescimento econômico. o consumo exagerado é algo "comum" hoje em dia na nossa sociedade. Criando-se assim uma sociedade intensa que consome 10 x mais do que precisamos. Nós temos mais, temos melhores condições e parece que cada vez mais não somos mais felizes, o consumismo é incentivado mas não é pra todos ate mesmo pela questão financeira. Esse consumismo é estimulado pelos meio atuais comunicação de massa e pela cultura.
O consumo é conseqüência
Sem novas tecnologias ou sem novos produtos para o mercado, não seria possível ter trabalho ou seja uma das conseqüências do consumismo é ter mão-de-obra. Assim fazendo com que a população tenha produtos mais diversificados, facilitando o acesso a uma maior quantidade e qualidade de produtos por uma parte maior da sociedade.
Hoje dia os jovens consomem mais que os pais na época da juventude deles. Os índices chegam a ser maiores no Brasil deixam pra trás EUA, França e Japão.
Nivelamento de desejos e passaporte para a visibilidade social
Com todas essas novas tecnologias cresce junto o desejo de sempre ter algo a mais, mais novo ou mais moderno, como por exemplo, você quer um carro que se diz ser o carro dos seus sonhos mas na verdade é o carro da sua fantasia é uma ilusão, o seu sonho é de ser feliz e para você ser feliz vc precisa estar bem consigo mesmo, estar bem com as pessoas que vc se