Consumismo
Trabalho realizado por:
Ana Rita Castelo nº2
Bernardo Aires nº5
João Sampaio nº14
Índice
1. Capa
2. Contracapa
3. Índice
4. Tratamento de Dados: Definições
5. Introdução
6. Corpo do Trabalho
6.1. Sociologia do Consumo
6.2. Sociedade de consumo, globalização e Neoliberalismo
6.3. Factores que influenciam o consumo
6.4. Os Direitos do Consumidor
6.5. Os Deveres do Consumidor
7. Conclusão
8. Bibliografia
Tratamento dos dados recolhidos
Definições
Sociedade de consumo:
Uma sociedade de consumo é uma sociedade que pratica o consumismo, ou seja, que incentiva a aquisição contínua de bens e serviços desnecessários de forma a sustentar a produção e o crescimento económico. O consumo exagerado é algo comum na nossa sociedade contemporânea e está ligado ao capitalismo e à política neoliberal vigorante. Esse Consumismo é estimulado pelos meios de comunicação de massa, e de homogeneização de cultura, característica marcante da globalização.
Consumismo:
O consumismo é o conjunto de comportamentos e atitudes susceptíveis de induzir ao consumo indiscriminado, perigoso e impulsivo. Esse consumo é muitas vezes influenciado e motivado por várias actividades económicas como a publicidade, o marketing, os sistemas de distribuição e venda, entre outras.
Capitalismo:
Capitalismo é definido como um sistema económico ou socio-económico baseado na propriedade privada dos meios de produção, no lucro, nas decisões quanto ao investimento de capital feitas pela iniciativa privada, e com a produção, distribuição e preços dos bens, serviços e mão-de-obra afectados pelas forças da oferta e da procura.
Neoliberalismo:
Corrente de pensamento político que defende a instituição de um sistema de governo onde o indivíduo tem mais importância do que o Estado, sob a argumentação de que quanto menor a