Consumidor
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR FRENTE À PROPAGANDA ENGANOSA
Publicidade significa tornar algo público, seja um fato, uma ideia ou uma coisa. Quando nos deparamos com uma propaganda enganosa o comportamento de cada consumidor é diferente devido às influências. Um belo exemplo de propaganda enganosa é a rede de Fast-Food da empresa McDonalds, para vender seus produtos os responsáveis pelo marketing criam músicas “chicletes” (aquelas músicas que não saem mais dos pensamentos), nas propagandas de televisão para vender sempre mais, o intuito é fazer o consumidor ao ouvir seu jingle lembrar diretamente da marca.
Na propaganda do McDonalds é transmitida para o consumidor uma imagem de puro prazer, lanche gostoso, grande que irá satisfazer sua necessidade e ou vontade. Ao comprar o lanche o consumidor se depara com algo totalmente diferente, o produto tem um tamanho menor do que demonstrado, sua aparência não e tão apetitosa como é passado. Cada consumidor tem uma reação, é difícil apontar certo qual é o seu comportamento diante de uma propaganda assim, pois depende de vários fatores como: Social, psicológico, pessoal entre outros, para definir seu comportamento. Ao pesquisar e analisar alguns comentários feitos nas redes sociais sobre a marca McDonalds pôde perceber que o consumidor (em sua grande maioria jovem) realmente se sente lesados, entendem como enganosa a atitude da empresa, mas continuam sendo seus clientes “fiéis”, mesmo sabendo de todas as diferenças já citadas à cima.
Ao analisar a empresa, a Diretora de marketing do McDonalds do Canadá admite que seu produto apresentado nas propagandas não seja igual ao comprado nos restaurantes. A explicação de Hope Bazozzi é que um sanduíche produzido em estúdio recebe toda atenção devida por se tratar de marca e de venda do produto, o sanduíche é clicado de diversos ângulos, a luz para o produto é especial etc. A empresa se defende da acusação de propaganda enganosa