Consultoria no brasil
-------------------------------------------------
Parte superior do formulário
Avaliação do Usuário: / 4
PiorMelhor
Parte inferior do formulário
Acompanhe a entrevista exclusiva com Cristian Welsh Miguens, CMC e Vice Presidente do IBCO (Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização), que discorre sobre o panorama atual do mercado de consultoria em nosso país e enfatiza que as empresas devem saber contratar consultorias profissionais para melhor retorno em seus investimentos.
Gauss: O IBCO é um instituto renomado, com grande credibilidade no mercado de consultoria e está presente no país há 40 anos. O que explica essa presença de tanto tempo e com esse reconhecimento?
CWM: O IBCO é uma instituição de renome e credibilidade até os dias de hoje em virtude da clareza de objetivos, isenção e dedicação dos seus dirigentes ao longo dos anos e a sua proposta condizente com a sua postura ética em relação à atividade de Consultoria de Organização.
Gauss: O termo consultor atualmente é aplicado por diversos profissionais do mercado. Porém, há uma lacuna entre a profissionalização desse mercado e sua atuação empírica. De que forma avalia esse cenário e como as empresas devem se conscientizar sobre a importância de buscar consultores e empresas de consultoria especializadas para retorno sobre o investimento nas contratações de projetos?
CWM: Para tentarmos resolver este desafio, o IBCO está adotando o termo “Consultor de Organização Profissional”. Trata-se do Consultor de Organização que assume a sua atividade como uma profissão, que procura seu autodesenvolvimento tanto nas técnicas mais modernas de gestão e administração, quanto nas técnicas e competências em consultoria de organização e que adota o Código de Ética e de Conduta da associação profissional que reúne Os Consultores de Organização. Este conceito é reforçado pelo de Consultor de Organização Certificado (CMC – Certified Management Consultant), que é o