Consultoria Estratégica
Prof.Ms. Alexandre Fillietaz
Plano Estratégico de Recuperação para Uma Empresa Fabricante De Tintas Especiais
Analisando a seguinte situação problema, onde : “Paulo tem uma empresa fabricante de tintas para impressoras.
Sua empresa está no mercado atuando por cinco anos e sempre correspondeu aos anseios de seus clientes. Porém o mercado está se modificando, os clientes estão mais exigentes, querem tintas que imprimam com melhor qualidade e que tenham uma maior durabilidade. Anteriormente esse problema não era observado porque as marcas de maior expressão de mercado, como HP, LEXMARK e outras produzidas por empresas que também produzem as impressoras, eram muito mais caras o que já não ocorre hoje, pois o mercado informal de tintas cresceu muito e, por terem uma demanda muito alta, os preços também subiram. Por outro lado, as grandes fabricantes colocaram no mercado embalagens econômicas a um custo muito mais baixo para concorrer com as pequenas fabricantes. Paulo já tentou fazer algumas promoções o que não deu muitos resultados. Ele não sabe como resolver seus problemas, pois as mudanças significativas por que passa seu mercado de atuação estão totalmente fora de seu campo de conhecimento”.
Diante do fato hipotético mencionado acima, vemos a necessidade iminente da elaboração de um plano estratégico de recuperação com o objetivo de prospectar novos mercados e consequentemente fomentar maior faturamento em sua empresa. É essencial que a empresa de Paulo faça a contratação de uma consultoria estratégica para a elaboração e desenvolvimento do plano de ação a ser executado e todas as suas vertentes.
Plano de Ação
1ª Etapa – Análise de Ambiente e de Mercado
1. A consultoria contratada pela empresa deverá juntamente com o sócio diretor (Paulo), analisar todas as vertentes da empresa, iniciando pelo enquadramento contábil e fiscal da empresa para analisar uma possível expansão de atividade em sua classificação