Consultas de enfermagem
Desconheço o autor do texto abaixo:
O paciente hipertenso permanece sob tratamento específico do médico até o momento em que é considerado controlado (PA <=160x95). A partir daí ele é encaminhado pelo médico para o consultório de enfermagem e orientado sobre a continuidade de seu tratamento.
Nestas consultas de enfermagem, o paciente é avaliado quanto aos seus níveis pressóricos, a temperatura e sua aderência ao tratamento.
Em todos os momentos é dado a ênfase à necessidade de seguimento do tratamento em todos os aspectos e reforçando as orientações higiênico-dietéticas.
01- Ingesta de sal - Todos são incentivados a reduzirem a ingesta diária de sal. São questionados sobre o tempo de duração de um quilo de sal em suas residências e a relação deste gasto com número de moradores. A recomendação é para que um quilo de sal, em uma casa com cinco pessoas, dure no mínimo um mês. Procurando com está recomendação assegurar um consumo máximo de 5g de sal/pessoa/dia.
É discutido com os pacientes sobre os alimentos mais ricos em sódio e que por isto devem ser evitados. Quem faz uso de adoçantes é estimulado a usar aqueles a base de aspartame, chamando a atenção para a presença de sódio na composição de muitos deles.
02- Exercício Físico - A recomendação para exercício físico é feita a todos os pacientes, reservando as exceções somente para aqueles com dificuldade de locomoção ou outra objeção médica. A atividade recomendada é a caminhada diária, já que para esta não há contra indicação em principio.
03- Obesidade - Todos são orientados a permanecerem próximos de seu peso referência. Quando o paciente tem sobrepeso ou é obeso, é dada ênfase na necessidade do exercício em uma frequência não inferior a 5x/semana.
Os pacientes com sobrepeso e obesidade são encaminhados para tratamento com a nutricionista. Eles são conduzidos a entender a relação entre excesso de peso e hipertensão arterial e sobre a importância do peso