Consulta de Enfermagem
TITULO: A Consulta de Enfermagem antes e após o Procedimento Cirúrgico: Reduzindo o Déficit de Conhecimento do Paciente em Cirurgias Estéticas
JUSTIFICATIVA
A equipe de saúde, principalmente a enfermagem precisa conhecer seus pacientes a fim de que se possa garantir uma assistência com qualidade e proporcionar cuidados educativos eficazes que assegurem ao paciente uma reabilitação pós-cirúrgica que não implique negativamente nas suas atividades diárias.
A consulta de enfermagem a nível ambulatorial, antes e após o procedimento cirúrgico, visa reduzir a ansiedade e clarificar as dúvidas existentes sobre à cirurgia, a anestesia, o auto-cuidado e outros pontos que possam surgir. Pretende ainda promover uma recuperação rápida e sem complicações.
Sendo assim, este estudo se justifica no sentido de compreender que o enfermeiro é um canal de comunicação essencial para compreensão da família e do paciente, que através dele oferece-se maior numero de interações com qualidade e atenção voltadas para a promoção da saúde.
Acredita-se que este estudo implicará em uma ação agregada ao nível de comportamentos e atitudes dos pacientes que serão submetidos a algum procedimento cirúrgico, bem como da formação de enfermeiros como mediadores de intervenção social.
PERGUNTA
Pretende-se nesse estudo identificar se a consulta de enfermagem antes e após o procedimento cirúrgico pode servir como fator importante na diminuição do déficit de conhecimentos por parte do paciente sobre o procedimento cirúrgico a que será submetido, bem como dos cuidados no pré e no pós-operatório?
OBJETIVOS
Geral
Apresentar a consulta de enfermagem como medida eficaz de comunicação ao paciente sobre os cuidados antes e após o procedimento cirúrgico. Específicos
- Descrever a importância da empatia com o paciente no pré e pós-operatório para elevar o grau de conhecimento por parte do mesmo sobre o procedimento cirúrgico.
- Evidenciar que a