Construções Sustentáveis
É fácil perceber que o nosso planeta mudou, seja por ações naturais e principalmente pela ação do homem, a construção civil é um dos grandes causadores dessa degradação, seja na necessidade de extração de matéria prima (areia, pedra, calcário), bem como na forma que esta extração é feita, outro fator do agravamento da relação Meio Ambiente-Construção Civil são os resíduos sólidos e líquidos que esta produz, muitas vezes não sendo possível a sua reutilização.
Quando surgiu a necessidade de adequação dos sistemas construtivos?
Em 1987, com o relatório Brundtland (O Nosso futuro comum) foi concebido o conceito de desenvolvimento sustentável, abrindo assim espaço para uma nova ramificação na arquitetura e engenharia.
Esta ramificação prega a interação do homem com o meio, utilizando os elementos e recursos naturais disponíveis, preservando o planeta para as gerações futuras, baseado nas soluções socialmente justas, economicamente viáveis e ecologicamente corretas.
Sendo assim, sabendo da crescente necessidade de se conciliar desenvolvimento social e econômico com a preservação do planeta, cada vez mais pessoas têm buscado soluções sustentáveis para tarefas do dia a dia.
Atualmente, a sustentabilidade doméstica foi além de separar o lixo orgânico do reciclável. Já é possível ver casas modernas com projeto de arquitetura não somente bonito, mas também altamente sustentável que, além de preservar os recursos do meio ambiente, ainda prezam pela economia financeira dos seus proprietários e moradores, sem abrir mão do conforto.
É até possível com um projeto bem feito, construir uma casa sustentável sem gastar muito. Geralmente, a maioria dessas tecnologias se paga sozinha com a economia que