Construção e reconstrução do objeto
Sobre o que planejar. Para que ocorra o processo de planejamento,se faz necessário conhecer a realidade,não apenas de forma fragmentada mas em sua totalidade,para em seguir formular questões reflexivas,as quais,irão nortear o agir interventivo do profissional .
A realidade social é dinâmica,cabe ao profissional manter-se atualizado de acordo com a demanda,sendo possível assim construir e reconstruir o seu processo de planejamento e ação.O planejador em questão no decorrer do seu trabalho deve detectar espaços de intervenção,apreendendo as várias dimensões cabíveis para a realização efetiva da problemática,sua visão de homem e de mundo deve ir além dos estereótipos buscar a essência,possibilitando adquirir mais conhecimento.
Na prática o objeto de ação profissional desenvolve-se primordialmente dentro das instituições,na qual esta inserida o operacionalização das demandas institucionais,ou seja,visa atender as necessidades e pressões dos usuários.
Ao iniciar o seu projeto o planejador se vê diante de duas faces,o seu empregador,cujo,o solicita,com uma demanda específica onde destina-se a ação direcionada do problema em questão.
E as pessoas,que vem a procura de respaldo no enfrentamento dos problemas tais como:exclusão e a falta de recursos.Dentro desse contexto de polaridade o profissional encontra-se em mais do que uma situação,sendo uma delas posicionar ao lado do empregador e desenvolver trabalhos que atenda as demandas populacionais.
O planejamento em si ,cria mecanismos na intenção de efetuar um bom trabalho que valorize princípios cujos objetivos incluem superar a exclusão social,a discriminação e o não atendimento dos direitos sociais.O planejador deve adquirir uma postura que lhe permita vivenciar,perceber,conhecer suas representações,princípios e valores.Suas práticas ao decorrer do processo deve possibilitar fazer uma desmistificação,decodificação do objeto e da própria realidade de mandatária,entendendo