Construção historica da politica social
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERENCIAS ......................................................................................................... 8
1 INTRODUÇÃO
A existência de políticas sociais pode ser considerada como um fenômeno associado à constituição da sociedade burguesa, ou ao modo capitalista de produzir e reproduzir-se.
As políticas sociais de um modo geral e, de modo particular, é uma forma de política de assistência social na realidade brasileira. Supõe pensá-las no contexto das contradições da sociedade capitalista, que reside na produção coletiva de riqueza e sua apropriação privada. Estas contradições estão na base da questão social.
O que de fato, se tem como registro histórico é a preocupação com o bem-estar na sociedade, ou o que fazer com os menos favorecidos os considerados pobres.
O serviço social, atrelado as politicas sociais é acima de tudo à medida de satisfação das necessidades sociais, que passa por um processo evolutivo de sua profissão, deixando de vez o assistencialismo e investindo cada vez mais o profissionalismo.
2 DESENVOLVIMENTO
O surgimento da politica social foi acontecendo de forma gradual e diferenciada entre diversos países, tendo sua origem no capitalismo. Destina-se prioritariamente à classe trabalhadora na luta pelos seus direitos.
O marco das politicas públicas no Brasil foi a lei Eloy chaves que foi promulgada em 1924, consolidando a base do sistema previdenciário brasileiro com a criação do CAP (Caixa de Aposentadoria e Pensão), que foi destinada aos empregados das empresas ferroviárias.
A partir de 1930 ate meados dos anos 80 houve um conjunto de intervenções sociais do governo federal ancorados em um sistema de remuneração de fundos públicos, onde os auges formam os períodos de governos trabalhistas. Um desses períodos foi conhecido como Era Vargas (que teve inicio em 1930, acabando em 1945). Durante esses anos