Construção de uma casa popular
Grande parte dos aprendizes de AutoCAD, sabem a grosso modo que apenas deve selecionar determinado arquivo e pronto, mas é interessante observar que estes arquivos que trazem configurações pre-definidas, podem também ser criados pelo proprio usuário, guardando assim as configurações que julgar necessário.
Neste tutorial vamos explicar o que é, a utilidade e como criar arquivos templates que são verdadeiros protótipos que servem como base para iniciar um novo projeto no AutoCAD.
Então, vamos ao que interessa.
Afinal, o que é um template do AutoCAD?
É um arquivo protótipo que guarda suas configurações de layers, textos e até mesmo desenhos de quiser. Trata-de de um formato similar ao dwg, a diferença é que o dwt serve para que inicie um projeto com base nele, sem que o arquivo original seja alterado.
Uma das vantagens de se criar arquivos templates, é poder utilizar configurações padronizadas sem a necessidade de cria-las sempre que iniciar um novo desenho.
Na prática, suponha que utilize um determinado estilo de texto e sempre que inicia um novo desenho você cria sempre este mesmo texto, suponha também que crie as mesmas layers, estilos de cotas e todas as demais configurações, sempre que inicia um desenho novo. Você pode economizar um bom tempo gasto nestas tarefas, criando um arquivo Template que terá as configurações desejadas.
Pode-se ter um template para cada estilo de configurações, por exemplo, tenha configurações para projetos de Arquitetura, um para Hidráulico, outro para Topografia e assim por diante… Você pode inclusive deixar formatos (margens) pré-desenhados, legendas padrões, enfim, o que estiver dentro da sua necessidade.
O próprio AutoCAD já trás alguns templates configurados, alguns já com as margens inseridas etc… Mas na realidade, grande parte estes templates não tem utilidade para os padrões e