construção de um grupo de apoio
Oi gente,
Para começarmos o projeto de Educação Ambiental que será desenvolvido na escola é preciso sensibilizar algumas pessoas para que juntos possam começar a construção de um projeto efetivamente coletivo. Normalmente o que escutamos em muitas escolas é que fulano gosta de plantas, então, ela é a pessoa responsável pela horta ou como ela é da área de biologia deverá fazer o projeto da coleta seletiva da escola e nunca existe um projeto que de fato envolva a todos os sujeitos da escola e que consiga resolver os problemas que aflige a todos ou uma parte das pessoas. As soluções podem ser a curto, médio ou a longo prazo.
Uma ação para ser realizada na escola
Objetivo: exercitar a capacidade do educador de mobilizar a vontade comum para a melhoria da saúde ambiental e da qualidade de vida das pessoas.
O primeiro passo será a formação de um grupo de apoio para dar inicio ao projeto porque o peso nas nossas costas irá nos desanimar ou cansar, então, é importante atrair pessoas para uma escuta sensível e juntos buscarem a solução de algum problema na escola, não importa o tamanho do problema.
-Etapas Preliminares:
1. Definir os critérios de escolha das pessoas participantes: afinidade com o tema, disponibilidade de tempo, amizade, ações anteriores, etc.
2. Formulação do convite por escrito, tanto por e.mail como no papel.
3. Quantidade de convites: no máximo 5 pessoas; como é um grupo de apoio, comece com aquelas pessoas que vocês sabem que podem contar.
Procure ser objetivo nas reuniões para que durem no máximo 1 hora e meia ou duas horas.
Roteiro para as reuniões: 1ª Reunião: Quem somos nós?
Objetivo: Construção da identidade do grupo 2ª Reunião: O que pensamos sobre a saúde da escola?
Objetivo:
- Identificar a percepção o grupo sobre saúde ambiental da escola
- refletir sobre o que é uma escola sustentável em suas várias dimensões;
- discutir sobre como a escola é atualmente e como ela deveria ser.