pratica catalase
1. Introdução
As enzimas são proteínas com a função especifica de acelerar reações químicas que ocorrem em condições termodinâmicas não-favoráveis. Elas acelera consideravelmente a velocidade das reações químicas em sistemas biológicos quando comparados com as reações correspondentes não-catalisadas. Enzimas proteolíticas são enzimas produzidas no pâncreas que ajudam na proteólise (quebra) de proteínas no trato digestivo. 2. Objetivo Este relatório refere-se a aula pratica de bioquímica, onde buscamos identificar a atividade catalítica das enzimas, investigando sua atividade em material vivo inteiro e triturado, e a atuação de enzimas proteolíticas, carboidratos e lipases.
3. Material e métodos
Água destilada Água oxigenada Almofariz e pistilo Bastão de Vidro
Batata
Carne bovina
Estante para tubos de ensaio
Fígado bovino
Folha de alface
Laminas p/ cabo bisturi
Tubos de ensaio
Na primeira parte do procedimento colocamos 2 ml de agua oxigenada em 4 tubos de ensaio previamente enumerados. Em seguida colocamos um pedaço inteiro de cada material biológico (batata, carne bovina, fígado bovino e alface) em cada tubo. Tubo 1. Alface Tubo 2. Batata Tubo 3. Carne bovina Tubo 4. Fígado bovino
Na segunda parte, colocamos em mais 4 tubos de ensaio enumerados 2 ml de água oxigenada, e adicionamos cada material em pedaços pequenos.
Tubo 1. Alface Tubo 2. Batata Tubo 3. Carne bovina Tubo 4. Fígado bovino
Na terceira parte maceramos um pedaço de fígado com água destilada e transferimos somente o liquido extraído para um tubo de ensaio contendo 2 ml de água oxigenada. Na quarta parte aquecemos um pedaço de carne e em seguida colocamos esse material em um tubo de ensaio com 2 ml de agua oxigenada.
4. Resultados
.
Na primeira parte do procedimento, podemos observar que há catalase em todos os materiais, pois ao entrarem em