Ponte de macarrão
As pontes surgiram de forma natural pela própria natureza, sobre a queda de pontes sobre os rios. O homem foi imitando e melhorando, em busca da sobrevivência, surgiram pontes feitas por troncos de arvores, e eventualmente por pedras. Depois da Revolução Industrial, começaram a ter mais importância, para a economia de tempo e dinheiro, foram surgindo novas técnicas para construção e reabilitação e utilização de novos matérias.
A construção da ponte é para competição e propósitos experimentais. Uma ponte capaz de sustentar uma carga, por um curto período de tempo é a que vence. Esse projeto surgiu no Brasil, depois de terem realizados varias experiências no ensino superior do exterior. E hoje, depois de tanta repercussão é utilizado por varias universidades no curso de engenharia.
O método utilizado foram as pesquisas virtuais e bibliográficas. 2 - OBJETIVO
O objetivo proposto pela Universidade Paulista Unip para avaliação de atividades pratica supervisionada, é a construção de uma ponte de macarrão, a fim de desenvolver os conhecimentos adquiridos em calculo e física e demais materiais aplicadas e colocarem em pratica suas habilidades. Tendo em vista a matéria de Mecânica da Partícula, como a aplicação da 2° lei de Newton. * Projetar e desenvolver sistemas estruturais.
* Apresentar o projeto de forma oral e escrita.
* Atividade em grupo para execução do trabalho.
2.1 – OBJETIVOS GERAIS
Construir uma ponte com no máximo 1kg de macarrão e cola , capaz de vencer um vão livre de 1,00m e suportar em seu ponto central uma carga de no mínimo 2 kg com tempo de 10 segundos .
3 – REGULAMENTO
1 - A ponte deverá ser indivisível, de tal forma que partes móveis ou encaixáveis não serão admitidas.
2 - A ponte deverá ser construída utilizando apenas massa do tipo espaguete número 7 da marca Barilla e colas quente ou fria, ficando a escolha a critério dos componentes do grupo.
3 - O peso da ponte (considerando a massa espaguete e as colas