Construção de modelos para Data Warehouse
Sandi Trentin
Resumo: Este artigo trata sobre práticas de construção de modelos de Data Warehouse (DW), especificamente para três setores de uma organização: controle de estoque, movimentação financeira e relacionamento com clientes. Demonstrando também as diferenças existentes entre um sistema de gestão e o DW, enfatizando os benefícios com sua utilização dentro de uma empresa. Inicialmente o artigo apresenta uma pequena revisão sobre os conceitos básicos de Sistemas de Informação e de um DW. Posteriormente, trata de sua atual necessidade no processo decisório como Sistema Estratégico.
Palavras-chave: Business Intelligence, Data Warehouse, Data Mart, Modelos
1 INTRODUÇÃO
A primeira parte deste trabalho tem como objetivo mostrar o que é um Data
Warehouse que doravante será chamado apenas de DW, atentando para suas principais características e funcionalidades. Em seguida, será demonstrado o que deve ser levado em consideração em uma organização para construir um DW que atenda as suas necessidades.
Para isso utilizar-se-á modelos de três áreas distintas: estoque, financeiro e relacionamento com clientes.
2 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
De acordo com Laudon (2001) um sistema de informação é um conjunto de componentes interligados que coleta, processa, armazena e distribui informações para controlar a organização e dar suporte a tomada de decisões.
Até pouco tempo atrás, a informação provinda dos sistemas, não era considerada como um recurso importante dentro de uma empresa. Todo o processo administrativo era considerado como uma arte pessoal dos administradores, que raramente usavam essas informações para tomar decisões. Sendo que atualmente e praticamente impossível que os gestores de uma organização não utilizem as informações disponibilizadas pelos sistemas de informação no processo decisório.
A Figura1 mostra os tipos de sistemas de informação e como podem ser divididos em
uma