CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS
Engenharia de produção
CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS: experiência 5
Alunas: Thaissa Lossavaro Chemzariam; Gabriela de Freitas Cardoso
Professor: Josivaldo Godoi da Silva
Campo Grande Novembro de 2013
RESUMO
As tabelas e gráficos fazem parte de uma linguagem universal, uma forma de apresentação de dados para descrever informações, como o objetivo de produzir no investigador, no público ou no aluno uma impressão mais rápida e viva do assunto em estudo, os quais nos dias de hoje podem ser vistos frequentemente ocupando lugar de destaque nos meios de comunicação escrita e falada.
Sendo assim, o recurso da linguagem gráfica torna possível a organização de dados coletados, utilizado números ao descrever fatos, promovendo na pratica escolar a interdisciplinaridade e a conexão entre diversos assuntos, facilitando assim, a comparação entre eles, especialmente para estabelecer conclusões ao apresentar a síntese do levantamento de dados de forma simples e dinâmica.
O objetivo do experimento número cinco é realizar construção de gráficos utilizando-se do computador. 1. INTRODUÇÃO
A física é uma ciência que estuda os fatos científicos e fenômenos, para tal explicação utiliza quatro formas de linguagem: a expressão verbal, nela esta a forma oral e a escrita que é quase sempre utilizada simultaneamente com outras formas de expressão, causa um entendimento rápido e funcional. A expressão sintética é a forma como o conhecimento é transmitido resumidamente e normalmente é apresentado através de formulas.
Uma outra forma de expressão muito utilizada são as tabelas, pois elas podem apresentar dados simples ate os mais complexo, é valido de interpretações e análise. Já o gráfico serve para visualizar o comportamento das grandezas físicas envolvidas de uma maneira fácil e rápida. Através de um gráfico podemos verificar como varia uma grandeza (por exemplo, espaço) em função de outra (por exemplo,