Construção e analise de graficos
CONSTRUÇÃO E ANÁLISES DE GRÁFICOS
BARRETOS
2014
Objetivos
Interpretar gráficos e estabelecer a relação matemática entre as variáveis envolvidas;
Familiarização com o Software Origin.
Introdução Teórica
Um gráfico é uma curva que mostra a relação entre duas variáveis medidas. .A principal vantagem de um gráfico prende-se ao fato de que ele permite conseguir uma visualização imediata dos valores observados. Propiciam os gráficos uma ideia preliminar mais satisfatória da concentração e dispersão dos valores, uma vez que através deles os dados estatísticos se apresentam em termos de grandezas visualmente interpretáveis. Por outro lado, os fatos essenciais e as relações que poderiam ser difíceis de reconhecer em massas de dados estatísticos podem ser observados mais claramente através dos gráficos. Assim, um gráfico bem feito pode ser a melhor forma de apresentar os dados experimentais. Ao realizar uma medida sugere-se colocar num gráfico todos os pontos experimentais e traçar curvas que se ajustem o mais aproximadamente possível a esses pontos. A forma dessas curvas pode auxiliar o experimentador a verificar a existência de leis físicas ou leva-lo a sugerir outras leis não previamente conhecidas.
Materiais
Software Origin. Métodos
Dada a tabela 1 (Y versus X), transcreveram-se as coordenadas e grandezas representadas com suas respectivas unidades nos campos indicados no software origin.
Foi selecionado dados e seguiu-se para a barra de ferramentas, adotando-se a seguinte sequência de funções PLOT- LINE+ LYMMBOL- LINE SYMBOL.
Resultados
GRÁFICO 01
GRÁFICO 02
Discussão
Para a construção do gráfico o conhecimento dos pontos e eixos é primordial, uma vez tendo-se conhecimento dos mesmos o software nos fornece todas as outras informações necessárias. Agregado ao gráfico o software disponibiliza os dados necessários para preencher a fórmula, quando desconhecida a fórmula o