Construção de gabarito para locação de obra
Neste semestre um dos estudos da disciplina de topografia e geodesia foi a construção de gabarito para locação de obra.
De acordo com o plano de ensino apresentado o conteúdo das aulas foi executado iniciando-se com o desenho de um terreno acidentado para uma escala maior (1:100). A partir do desenho em planta baixa foi inserido no mesmo a locação de uma casa, que continha marcações de paredes e estacas. Posteriormente foi feito mais um desenho demonstrando o corte do terreno, onde as medidas altimétricas e planimétricas foram essenciais para a construção do gabarito inserido na maquete feita de isopor, na qual demonstrava as curvas de níveis do terreno acidentado.
Palavras chave: Locação de obra; gabarito; topografia.
1. Objetivo
“Com o avanço da tecnologia, meios de transporte, o setor da construção civil tem exigido maior velocidade, dinamismo e racionalização em seus empreendimentos.” (PEREIRA, 2012).
Um dos objetivos principais que se alcança com a construção de um gabarito é o dinamismo da obra, afinal a partir de uma locação bem executada e acompanhada por profissionais, este estágio da obra pode fluir sem preocupações com erros de medidas e localização, pois o gabarito oferece os referenciais planimétricos e altimétricos, além da precisão e facilidade de controle (conferência).
2. Fundamentos teóricos
2.1 Locação de obra
Considerando-se que o movimento de terra necessário para implantação do edifício/casa (terraplanagem/terraplenagem) tenha sido realizado e que o projeto da obra em questão forneça elementos suficientes, pode-se dar início à construção.
O primeiro passo é passar o edifício/casa que "está no papel" para o terreno. A esta atividade dá-se o nome de locação do edifício, isto é, transfere-se para o terreno o que foi projetado em escala reduzida.
A locação tem como parâmetro o projeto de localização ou de implantação do edifício. No projeto de implantação, o edifício sempre está referenciado a partir de um ponto conhecido e